quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dica de Investimento

Para começar devo dizer que não sou responsável por qualquer investimento que você fizer, assim como se você ganhar dinheiro eu não exijo nada de você, se você perder não exija de mim.

Portanto, todo investimento deve ser feito por sua própria conta e risco, sem fazer por indicação de alguém. Cada racional de investimento exposto nesse blog é opinião do autor e não pode ser levado como consenso ou adivinhação. Se eu acertar, ótimo. Se eu errar, também estarei errando para mim, pois é o que eu faço com meus investimentos.

Hoje, falamos de uma empresa que possui fundamentos muito sólidos, desempenho impecável, referência no setor em eficiência e rentabilidade, além de ter lucros continuamente ascendentes e possuir em sua gestão um dos melhores, senão o melhor, executivo do Brasil.

Sabe de quem estou falando?

Estou falando do Itaú (ITUB), maior banco privado do país, empresa referência em seu setor em rentabilidade (ROE), eficiência e lucratividade.

Porque o Itaú é uma ótima dica de investimento?

Simples, bancos grandes ganham quando a economia vai bem, pois a expansão do crédito aumenta a rentabilidade da instituição, mas também ganham quando a economia vai mal, por financiar o setor público. Então, Itaú é um banco que vem crescendo consistentemente nos últimos anos e espero que nos próximos também, sendo que as operações internacionais devem responder por boa parte do crescimento do banco, devido a atenções especiais que vem recebendo economias em desenvolvimento que possuem diferenciais competitivos em relação ao Brasil, como o Chile, por exemplo.

Itaú tem conseguido retornos acima de 24% sobre o patrimônio líquido nos últimos anos, acima de Bradesco com pouco mais de 20% e BB, que possui rentabilidade ao redor de 15%. Sendo assim, acredito que o investimentos em Itaú compense pelo crescimento da instituição, visto que a cada 4 anos, ele gera o equivalente a 100% de seu próprio patrimônio, o que significa que o banco "dobra de tamanho" a cada quatro anos, se fizermos uma conta simples, embora não seja dessa maneira, essa conta ilustra o racional do investimento me permitindo tranquilamente esperar em Itaú como uma empresa importante e um dos investimentos que tem maior potencial entre as Blue Chips (grandes empresas da bolsa) de crescimento.

Quanto tempo dura o investimento?

Acredito que Itaú vai estar gerando retorno aos acionistas daqui a 50 anos, então, o racional é investir até sempre, mas se você não tem paciência, eu recomendo que coloque um objetivo,por exemplo valorizar 50% e quando atingir esse valor você vende e compra uma empresa com potencial de novo. Isso não é recomendado, mas é uma possibilidade.

E se não der certo?

Infelizmente, tudo pode dar errado, porém não imagino que Itaú possa ir à falência, por um simples motivo: Itaú é um TBTF (Too Big To Fail - Nomenclatura dada às empresas americanas consideradas grandes demais para quebrar), logo, não acredito que Itaú poderia quebrar, pois levaria  país inteiro junto, outros bancos, governo, sistema financeiro e a moeda. Além disso, bancos brasileiros costumam ser mais conservadores que os internacionais, por questões regulatórias (maiores exigências de capital pelo Banco Central), por questões societárias (a maioria dos bancos são controlados por famílias) e por questões legais (os controladores respondem com todos os bens se o banco falir).

Portanto, imagino que o máximo que deve acontecer se não der certo o investimento é você sair com um pouco mais de dinheiro do que entrou (sendo quase impossível sair com menos).

Por fim reitero: não é garantido nenhum ganho com a operação, assim como eu não ganho nada para lhe indicar ações, não tenho participações em seus prejuízos. Também, todas as operações em bolsa envolvem riscos, portanto, tenha consciência antes de fazer qualquer aplicação em ações. O que indico aqui é algo simples, considerado de baixo risco, mas nada é garantido em bolsa.

Se você gostou comente, elogie, critique, sugira temas, pergunte, questione. Você é muito bem vindo para acompanhar o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário