quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Títulos Públicos

Mas afinal o que são títulos públicos? Simplesmente um “papel” que vale um montante da dívida do governo. Basicamente você passa a ser credor do governo, o que significa que o governo deve cumprir uma série de obrigações com relação a você
e todos os detentores da dívida, como um pagamento regular de juros, relativos ao montante da dívida; garantir o pagamento do principal no fim da vigência do título segundo as condições firmadas no ato da compra; permitir a livre circulação dos títulos no mercado; garantir a liquidez dos papéis; etc.
E os impostos?
Infelizmente, o rendimento dos títulos é completamente tributado, mas dependendo do tempo que você carrega o título, a alíquota diminui (de 27,5% para até 15%).
Quanto ao pagamento, não se preocupe pois apenas no ato do recebimento dos valores o imposto é recolhido.
Pré e Pós fixados
Os títulos se dividem nessas duas categorias, pré e pós fixados, os pré fixados são fixados na data da compra os juros que irão valer pelo período do título, muito vantajoso caso o cenário futuro seja de queda dos juros, mas diminui o rendimento potencial em caso de cenário de alta. Sua vantagem reside na constância o que permite manter o poder de compra pelos que são indexados à inflação e recebimento de alguns juros acima, por exemplo:
Título A: Rendimento = Inflação + 5%
Com a inflação a 6,5%, o rendimento fica em 11,5%
Com a inflação a 5% o rendimento fica em 10%
Vantajoso em qualquer cenário, pois mantém o poder de compra e os juros são sempre fixos.
No caso dos pós fixados, os juros não são conhecidos no ato da compra, impossibilitando o cálculo dos valores a serem recebidos. Porém, em um cenário de alta dos juros essa é a melhor opção pois garante o melhor retorno nesse cenário.
Opções
Temos um grande número de opções a escolha de diversos tipos de títulos, como NTN (Notas do Tesouro Nacional), LFT (Letras Financeiras do Tesouro) e LTN (Letras do Tesouro nacional). Cada uma possui a sua característica diferente, além de rendimentos e prazos, o que impossibilita explicar cada uma separadamente. Há um projeto do tesouro nacional com o objetivo de simplificar os nomes dos títulos. Se você desejar saber mais ou tirar alguma dúvida deixe um comentário ou contate-nos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário